domingo, 7 de outubro de 2012

Santos Anjos

"Porque Ele mandará aos Seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos. Na palma da mão te levarão, para que não tropeces em alguma pedra" (Sl 91, 11-12)

No dia 29 de setembro, a Igreja celebra o dia dos santos Arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel. Esses são os únicos anjos que conhecemos os nomes. São Miguel é o líder da milícia celeste (Ap 12, 7s) e protetor da Igreja, São Rafael, significa "Deus cura", foi companheiro de viagem de Tobias e curou seu pai, e São Gabriel foi o anjo que anunciou a Boa Nova a Maria.

No dia 02 de outubro, a Igreja celebra também a festa dos Santos Anjos da Guarda. Mas quem são esses anjos? O que eles fazem?

YOUCAT 54: "Os anjos são criaturas de Deus, puramente espirituais, que têm inteligência e vontade. Não são corporais nem mortais e normalmente não são visíveis. Vivem constantemente na presença de Deus e transmitem aos seres humanos a vontade de Deus e a Sua proteção. Na Sagrada Escritura, designam-se por 'diabos' ou 'demônios' os anjos que renegaram a Deus."

YOUCAT 55: "Cada pessoa recebe, de Deus, um anjo da guarda. É bom e conveniente rezar ao anjo da guarda, em benefício seu ou dos outros. Os anjos, por iniciativa própria, também se podem fazer perceptíveis na vida de um cristão, como, por exemplo, quando são portadores de uma mensagem ou se fazem bons companheiros. A fé nada tem a ver com os anjos esotéricos."

Cada um de nós vive esta graça: existe sempre um anjo ao nosso lado, desde o nosso nascimento, temos um grande amigo ao nosso lado, nos protegendo, nos amparando e nos conduzindo pelos caminhos de Deus. Anjos não é história, nem conto de fadas, mas um realidade de fé. Cabe a nós assumir sua presença. Aqueles que o ignoram, que nunca falam com seu anjo da guarda, que não o procuram, que não lhe pedem nada, não podem contar com uma grande ajuda. Quanto mais intensa é a nossa oração, mais somos protegidos e orientados.

Os santos, em particular, tinham uma confiança total no anjo da guarda. Um grande exemplo é São Pio de Pietrelcina que tinha uma intimidade muito grande com seu anjo da guarda.

Podemos citar sete funções do nosso anjo da guarda:
1. Liberta-nos dos perigos;
2. Estimula-nos a fazer o bem;
3. Detém os demônios;
4. Apresenta nossas orações a Deus;
5. Ora por nós;
6. Corrige nossos erros;
7. No momento de nossa morte, conduzirá nossa alma ao Céu.

O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão conosco. Maria está conosco. Os anjos e os santos também. Temos todo o céu nos envolvendo. E nele tudo se torna possível, uma vez que seja da vontade de Deus.

Rezemos pedindo a intercessão e proteção do nosso anjo da guarda, que possamos rezar essa oração todos os dias para estarmos mais íntimos desse nosso melhor amigo!!

"Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine. Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário